Silk Screen é um método de impressão onde a tinta é aplicada diretamente no tecido através de uma matriz serigráfica. Tratasse de uma técnica milenar originária da China, conhecida mundialmente como técnica de Serigrafia, portanto é considerado o método mais antigo de reprodução de imagem, utilizado até os dias de hoje nos setores gráficos, têxtil e comunicação visual em geral.

 

Existem uma série de etapas a serem feitas antes de iniciar a aplicação das estampas em Silk Screen, é um processo, onde é necessário ter muita atenção, nenhuma etapa deve ser pulada e para garantir o resultado satisfatório, todas essas etapas devem ser deitas com o máximo de eficácia.

 

I. O início de todo o processo está na criação / preparo da arte. Primeiramente os arquivos devem estar vetorizados ou se for estampar uma foto o arquivo precisa estar reticulado; caso a estampa tenha mais de uma cor, é necessário fazer a separação dessas cores e inserir marcação de registro.

 

II. Em seguida, após os arquivos prontos, revisados e separados (se for o caso), é hora de fazer a impressão dos fotolitos, que é uma transparência utilizada para revelação da tela serigráfica.

 

III. Com a tela serigráfica gravada, já podemos fazer a aplicação das estampas, onde a tinta irá passar pelas partes permeáveis da tela.